PET FRIENDLY

10 FATOS SOBRE O PUG

Cachorrinhos que chamam atenção por onde passam, manipulam as pessoas com sua carinha de dó, focinho curto, alimentação, passeio.. Separamos algumas curiosidades que vivenciamos com o Frodo e que geralmente são as mais questionadas. Para quem tem interesse em ter um pug também, qualquer outra dúvida é só nos perguntar.

01:. SÃO COMPANHEIROS

Pugs se dão bem com adultos, crianças, pessoas estranhas e outros animais. Conseguimos leva-lo para qualquer lugar porque ele é bem bonzinho (dependendo do humor ahaha), e em casa ele é sempre a nossa sombra, mesmo com sono, ele fica lá nos seguindo por onde vamos.

02:. ELES FICAM SOZINHOS?

Mesmo extremamente sentimental e carente, sim. Mas não o dia todo, assim como para qualquer outro cachorro, nada mais chato que ficar sozinho, né. Na verdade os pugs são tão dorminhocos que aproveitam este tempo para colocar o sono em dia hahah. Quando a gente chega em casa ele está sempre com aquela cara de “oi, acabei de acordar”.

03:. OS CUIDADOS

Com o sol forte: O cachorro braquicefálico possui obstruções respiratórias que comprometem sua respiração principalmente se estiver calor. Durante os passeios, sempre de olho no cansaço e na respiração, fazendo pausas para hidrata-lo e/ou carrega-lo no colo para que a respiração se normalize.

Com as dobrinhas: Muito se fala das assaduras nas dobrinhas e felizmente Frodo nunca teve. Quinzenalmente molhamos o algodão no óleo Johnson e limpamos as dobrinhas do rosto e a orelha.

Com a alimentação: Pugs são muito gulosos e tem forte tendência a obesidade. O ideal é ficar de olho na quantidade de ração que ele consome e acostumá-lo com isso. Se você notar que ele está muito esfomeado, dê alguma fruta nos intervalos.

 Atualmente o Frodo come Royal Canin para Pug e percebemos que ele se sente muito mais satisfeito do que com a antiga ração. Ele pesa 8,7 kg (pesamos no final de setembro), e o recomendável é não passar dos 10kg.

04:. BANHO

Não é uma raça que precisa tomar banho toda semana (e nem pode). Como o Frodo sobe na cama, está sempre no sofá e no colo da gente, optamos por leva-lo a cada quinze dias num pet shop de confiança que ele toma banho desde baby. Neste pet, também tem o veterinário dele que é ciente dos cuidados que a raça necessita.

05:. OS PELOS

Pugs soltam MUITO pelo e não tem muito que fazer além da escovação ou tosa. Como já tínhamos lido diversos comentários ruins sobre a tosa, ficamos bem receosos e decidimos comprar a escova Furminator que foi o que mais nos ajudou. Escovamos ele uma vez por semana e ela elimina 90% da pelagem morta.

06:. XIXI NO LUGAR CERTO

Existem várias técnicas para ensinar os cães a fazer suas necessidades no lugar certo, a que usamos na época foi dar um pedacinho de biscoito e fazer a maior festa quando ele fazia no lugar certo (fralda higiênica). Já quando fazia errado, só limpávamos sem que ele visse e passávamos um tempinho ignorando-o por mais difícil que fosse.

Pugs são muito inteligentes e aprendem comandos muito rápido, tenha paciência, não desista e não dê broncas desnecessárias. Eles não têm culpa de não saber.

07:. FOTOS

Muita gente nos pergunta como conseguimos tirar tantas fotos com ele olhando pra câmera, mas desde baby é só ele ver uma câmera ou celular que já olha e faz pose. Na rua ou no parque ele é mais agitado e quando não olha, nós o chamamos ou falamos “tchau” “passear” e é batata HAHAHA.

08:. SÃO PREGUIÇOSOS?

Muito curioso é o temperamento dos pugs, às vezes Frodo está dormindo com o sono mais pesado do mundo, aí do nada acorda e fica ligadão correndo pela casa. Eles são preguiçosos, mas não negam uma brincadeira e um passeio.

09:. BAGUNÇA

Muito bagunceiro quando quer! Não come chinelo, não faz xixi fora do lugar, mas também, DO NADA dá um momento revoltz e é só você ir ao banheiro por dois minutos e quando volta, a capa do seu livro está toda destruída. Invista em brinquedos, bolas e principalmente mordedores. Os dentinhos dos filhotes podem doer, e MUITO.

10:. ONDE COMPRAR

Sim, é judiação comprar quando podemos adotar e diminuir o número de animais abandonados, mas aí vai das particularidades de cada um, no nosso caso, Frodo veio para nossa vida com um intuito muito maior do que qualquer um julga e pode imaginar (um dia contamos com mais calma <3). Sabe aquela história de que ele tinha que ser nosso? Então..

O que ressaltamos é a importância em se certificar de que o lugar é de confiança. Pesquise, pesquise e pesquise MUITO. Até então não tínhamos noção da quantidade de fêmeas que são mal tratadas por aí em prol da comercialização.

No facebook, tem páginas que indicam alguns lares, e há depoimentos sinceros de quem já comprou e muitos casos de denúncias e resgates dessas mãezinhas que sofreram maus tratos.

Se você for adotar um cão, independente da raça, pesquise e esteja sempre disponível para cuidar dele, pois você será a coisa mais preciosa que ele terá. E ele, total dependente de você e da sua família. O amor, a dedicação e os cuidados são imprescindíveis, afinal, é uma vida.

No fim tudo vira brincadeira, <3.

You Might Also Like

23 Comments

  • Reply
    Claudia Hi
    14 de outubro de 2016 at 12:46

    Esse Frodo é muito amorzinho! Adorei as fotos!

    Acho que nunca entrei aqui, cês tão de parabéns o blog é muito lindinho viu! E já vou aproveitar e conhecer o canal de vocês!

    • Reply
      admin
      17 de outubro de 2016 at 17:12

      Yay! Que coisa boa.
      Obrigada e volte sempre, <3.

  • Reply
    Clayci
    14 de outubro de 2016 at 13:45

    Eu amei conhecer as curiosidades sobre essa raça linda.
    Eu não tenho mais cachorros, mas a tia do meu namorado tem uma pug fofa chamada mei e acho incrível e fofo a forma dela olhar pra gente..

    Eu acho que temos que adotar sim, mas não cabe a ngm julgar.. Eu por exemplo sou louca para ter um beagle e sei que terei que comprar essa raça.. =/

    FRODO (melhor nome) É MUITO AMOR
    http://www.saidaminhalente.com

    • Reply
      admin
      17 de outubro de 2016 at 17:14

      A forma como eles olham é incrível, né?
      Beagle são muito fofinhos! Meu amigo tem um que é destruidor hahaha <3

      Beijo

  • Reply
    Julie Chagas
    14 de outubro de 2016 at 14:06

    Eu acho essa raça tão linda e adoraria ter um aqui em casa, são bastante fofos! <3

    http://www.juliechagas.com

    • Reply
      admin
      17 de outubro de 2016 at 17:43

      Muito amor!

  • Reply
    Stephanie Ferreira
    14 de outubro de 2016 at 14:08

    Eu quase chorei lendo este post porque o SONHO DA MINHA VIDA é ter um Pug <3 <3 É a minha raça de cachorro favorita da vida e este post foi muito útil para aprender mais sobre eles!!

    Beijão,
    Quase Mineira

    • Reply
      admin
      17 de outubro de 2016 at 17:47

      Que legal, que bom saber!
      Espero que realize este sonho logo *-*

  • Reply
    Luiza
    14 de outubro de 2016 at 17:59

    Sou louca por pugs! Acho esses fatos, além de super fofos e fazerem eu me apaixonar ainda mais por Frodo e todos os pugs desse mundo, são importantes também pra quem tá pensando em ter um cachorro. Conhecer a raça antes é sempre bom pra saber se encaixa ou não no seu estilo de vida. E ah, o Furminator é uma salvação, né? Hahaha.

    • Reply
      admin
      17 de outubro de 2016 at 17:49

      Furminator é amor! hahaha

  • Reply
    Laís
    15 de outubro de 2016 at 00:54

    Mas que post lindo! 😮
    Apesar de não ter um Pug, várias coisinhas lembraram os meus dogs, hihi, gostei muito! Frodo é uma graça, e as fotos ficaram lindas demaaais! <3

    • Reply
      admin
      17 de outubro de 2016 at 17:50

      No fim eles são sempre muito parecidos, independente da raça, idade, etc..
      Feliz que tenha gostado das fotos 🙂

  • Reply
    Blog Recebendo Visitas por Flávia França
    16 de outubro de 2016 at 16:17

    Realmente, é o pug é uma raça que derrete o nosso coração numa olhadela, e com o Frodo não é diferente. Eu ainda não tenho cachorros, mas pretendo ter alguns, por enquanto eu me dedico à uns bichanos que precisam de tanta atenção quanto os dogs. Beijos!
    http://www.recebendovisitas.com

    • Reply
      admin
      17 de outubro de 2016 at 18:11

      Os bichanos precisam e merecem toda atenção também!

      Beijo

  • Reply
    Camila Faria
    17 de outubro de 2016 at 13:49

    Ain, eu morro de amores pelo Frodo. Como ele é lindo! E tenho certeza que esse post vai ajudar MUITO quem está pensando em adotar um pug. o/

    Não Me Mande Flores

    • Reply
      admin
      17 de outubro de 2016 at 18:12

      Hahahha, ele é muito lindo mesmo!
      Um beijo, Ca!

  • Reply
    Lorraine
    18 de outubro de 2016 at 12:49

    O Frodinho é a fofura em forma de cachorríneo! E morri com vc falando que desde pequenininho ele já adora uma câmera hahaha

    beeeijo :**

    • Reply
      admin
      19 de outubro de 2016 at 14:59

      HAHAHAH, filho de blogueira, né? Tinha que ser assim mesmo.

      Um beijo, Lo

  • Reply
    Taís
    18 de outubro de 2016 at 22:17

    Ai, Sté.. que coisa mais linda. Amei saber mais sobre o Frodo (saudades!!) Ele é um amorzinho mesmo e fiquei boba no jeito que ele posava pra todo mundo lá no picnic, uma fofurinha. ♥

    • Reply
      admin
      19 de outubro de 2016 at 15:00

      Ele ficou todo todo, né, Ta? Cheio de menina bonita tirando fotos dele. ♥ HAHAAH

      Beijo

  • Reply
    Clara Rocha
    7 de novembro de 2016 at 15:00

    O Frodo é muito gostoso! Ele é o melhor pug das nets! HAHAHA eu já li alguns artigos que falam sobre a comercialização dos pugs e dos problemas respiratórios e dá muita dó pensar nisso tudo! Mas ter um melhor amigo, é a melhor coisa do muno! De verdade, eu tenho minha gatinha e ela é uma filha, é muito louca essa sensação.

  • Reply
    Anne
    30 de novembro de 2016 at 16:10

    Impressão minha ou o Frodo tá cada dia mais lindo e fotogênico?
    Eu tenho um buldogue (raça braquicefálica também) e vejo que ele sofre bastante no calor e também quando fica muito agitado, por causa da respiração difícil. Normalmente a gente coloca uma toalha molhada em cima dele pra ajudar a esfriar o corpo mais rápido e voltar à respiração normal. Não sei se pode fazer isso em pugs (tem mais dobrinhas, né?), mas pode ajudar o bem estar do animal de alguém que estiver passando por aqui e que tiver o mesmo problema. rs
    Achei muito legal saber mais sobre pugs! Não conhecia muito sobre a raça e adoro ter esse tipo de informação, amo cachorros s2
    Gostei também de saber que a Furminator funciona legal, tô pensando em comprar uma pros meus gatos. O tanto de pêlo que eles soltam no verão é desesperador! Hahaha
    Excelente post, bem completinho.
    Beijo!

  • Reply
    Jess Quirino
    23 de janeiro de 2017 at 23:03

    ~quantas curiosidades massas~

    eu to querendo muito um dog e com certeza se fosse escolher seria um pug ou um retriever, acho raças muito amorosas.

    vida longa ao frodo, muitas viagens e fotos lindas na vida desse fofo ♥

  • Leave a Reply