Eu não entendia muito bem o meu cabelo. O liso cacheado, o cacheado meio liso. Eu não me enxergava nas atrizes de tv, nas revistas capricho, nunca consegui pegar modelos de cortes para me inspirar. Em casa convivi com mãe, irmã e seus cabelos lisos, pretinhos, caindo na cintura, e meu pai com o enroladinho na cachola que puxei.
“Sua irmã mais nova vai ser mais bonita que você” “Por que não faz escova progressiva?” “Poxa… Que azar não ter herdado o cabelo da sua mãe!”
E lá eu fui para minha primeira progressiva. Meu cabelo de tão fino que é, não aguentou. Tive que cortar bem curtinho, demorou séculos para crescer e assim eu fui usando-o amarrado-esticado-lambido com gel toda a minha infância/adolescência.
Lá pelos 15 anos, repentinamente tive vontade de deixá-lo natural e aceitar minha diferença. Passei num concurso de jovem aprendiz, meu primeiro emprego e quando minha mãe me perguntou com o que gastaria meu primeiro salário eu respondi que seria com o meu cabelo: “Que legal, vai fazer relaxamento, progressiva, algo assim?” “Não, mãe. Não”. Todo mundo fazia essas coisas, era normal.
Mas na minha mente normal mesmo era aceitar quem você é, então resolvi tentar.
Na época eu cuidei muito dele, sozinha, e foi um momento de descoberta, um período de paciência, hidratações, corte específico e muito amor. Se você olha para ele hoje, você não imagina o que ele já foi. Minhas fotos são irreconhecíveis.
Foi uma aceitação dos meus medos internos, foi amadurecer sem medo de ser quem sou. Uma das minhas melhores descobertas. Hoje digo com propriedade: Eu amo meu cabelo.
Já fui loira, já fiz mecha azul, voltei para o castanho e agora estou no ruivo. Uso a Henna, uma planta 100% natural cujo o pó de suas folhas solta a pigmentação vermelha. Pinto em casa, sozinha, e assim fico uns seis meses só retocando a raiz a cada dois, quando a preguiça dá uma trégua.
Dá pra notar que a cor está um pouco desigual, mas nem encano com isso pra não ficar chato, dá próxima vez eu tento arrumar.
Nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook | Pinterest | Instagram | Canal no Youtube
30 Comments
Claudia Hi
24 de outubro de 2016 at 12:12Como assim menina seu cabelo é lindo! Eu que tenho o cabelo liso e morro de vontade de ter um cabelo enroladinho, ainda mais nessa cor maravilhosa! E achei lindo seu cabelo estar mais escuro na raiz, acho que fica mais bonito do que ele todo da mesma cor certinho.
admin
28 de outubro de 2016 at 12:55Obrigada <3
Camila Faria
24 de outubro de 2016 at 14:13Seu cabelo é lindo Stéfhanie, nem consigo imaginar você querendo ter um cabelo diferente! Eu também gosto dessa cor um pouco desigual ~ quem disse que tudo precisa ser perfeitinho o tempo todo???
Não Me Mande Flores
admin
28 de outubro de 2016 at 12:56Obrigada Ca!
Realmente, as coisas não precisam estar perfeitinhas.
Lorraine
24 de outubro de 2016 at 15:25Coisa mais linda seu cabelo Stéphanie! Ficou ainda mais bonito pra mim, ao conhecer melhor sua história <3
admin
28 de outubro de 2016 at 12:56Ahhh, obrigada, Lo! <3
Katarina Holanda
24 de outubro de 2016 at 16:22Esse processo de aceitação é mais difícil do que qualquer mudança de cabelo. Ele é a chave pra gente realmente amar como o cabelo está, né? E o seu é maravilhoso <3
admin
28 de outubro de 2016 at 12:56Exato Ka!
Obrigada 🙂
Giih
24 de outubro de 2016 at 17:00Seu cabelo é muito bonito Steh, também ja usei muito gel, fase triste! Hoje ele é meio liso, crespo misturado com cacheado… acabo escovando mas gosto dele meio liso volumoso, ou liso "sem definição" hahahah, amei conhecer a história do seu cabelo.
beijos
admin
28 de outubro de 2016 at 12:57Usar da forma que a gente se sente bem é a melhor coisa <3
K ARINE
24 de outubro de 2016 at 17:51amo a cor do seu cabelo <3
e acho ele lindo assim, do jeitinho que é e como você arruma.
eu tb cuido do meu cabelo em casa (e dá um trabalhão), mas vamos levando HAHA
admin
28 de outubro de 2016 at 12:59Obrigada Ka <3
Dá um trabalhão mesmo HAHAHA, mas eu curto!
Taís
24 de outubro de 2016 at 20:57Que post lindo, Sté! Fico aqui, tentando entender.. como tinha gente que falava pra vc alisar ou que vc nao tinha sorte de ter o cabelo da sua mae.. tendo esse cabelo lindão aí? Cada doido!
Vc é linda e seu cabelo tb <3
admin
28 de outubro de 2016 at 13:12Porque eu não sabia cuidar e não valorizava.
Hoje com os cuidados ele é bem lindão mesmo. ♥
Obrigada Ta!
Luiza
25 de outubro de 2016 at 08:40Cabelo bonito é o que cabelo que a gente se sente bem. E o teu cabelo é lindíssimo, talvez justamente por isso. ♥︎
admin
28 de outubro de 2016 at 13:13Sim ♥
Rhayanna Santana
25 de outubro de 2016 at 13:41seu cabelo é muito lindo mesmo ♥
mas é incrível como a sociedade não consegue enxergar a beleza variada pela qual estamos rodeados.
meu cabelo sempre foi lisão (e acho que fico feliz por isso, pois não tenho muita vaidade nem dom para cuidar deles), mas tenho uma irmã mais nova (com apenas 10 anos) que simplesmente já passou por mais de 5 relaxamentos. Acho uma absurdo a avó dela fazer isso, além de ser uma criança e de não saber o que quer, creio que depois será muito mais difícil para ela assumir sua personalidade.
Eu acho cabelos cacheados lindos e estilosos.
Dá um destaque, principalmente um lindo vermelho como o seu ♥
É muito lindo aceitar quem somos!
admin
28 de outubro de 2016 at 13:05Mesmo que ela goste do cabelo cacheado, ela está aprendendo que o liso é muito mais bonito – e certo – para se usar. Realmente é triste, principalmente por ser um costume difícil de ser apagado, por mais que muitas mulheres estejam se assumindo e se descobrindo.
Obrigada ♥
Jey
26 de outubro de 2016 at 16:30É uma delícia ter cabelo liso, né? Mas também é uma delícia ter ele cacheado!
É uma delícia ter cabelo! E a gente precisa aceitar isso! É difícil, e tem dias que é doloroso.
Mas, sabe como "voltei" a amar meu cabelo? Quando percebi que existem milhares de meninas e meninos que adorariam ter seus fios cacheadinhos ou lisinhos, mas infelizmente os perderam devido à, sei lá, tratamentos quimioterápicos, por exemplo. Existem muitas pessoas que sentem falta de um cabelo, e eu aqui, reclamando dos meus.
Sabe, Sté, perceber isso me fez enxergar o quão ingrata e reclamona eu estava sendo.
É um processo diário de aceitação do corpo, e isso inclui cabelo, olhos, dentes… Mas, é preciso sempre fazê-lo!
Seu cabelo é lindo! Seja ele assim, ou coloridinho, pretinho, loirinho ou azulzinho! ♥
admin
28 de outubro de 2016 at 13:11Temos que aprender a nos amar e ser gratos por tudo que temos na vida.
Obrigada pelo carinho de sempre, linda. ♥
admin
26 de outubro de 2016 at 18:24Seu cabelo é tão lindo, gatinha s2
admin
28 de outubro de 2016 at 13:00Você não vale <3
Michelli B.E.
28 de outubro de 2016 at 20:30Já vi muita gente recriminar outras pessoas por cauda do cabelo, e seu cabelo é LINDO!!!!!!!!! Não deixe ninguém dizer o contrário =D
Patricia Leardine
31 de outubro de 2016 at 20:06Seus cachinhos são lindos! Quando eu era criança ouvia as pessoas "recomendando" alisar porque era mais fácil de cuidar, mais bonito, etc. Mas eu nunca liguei pra esses conselhos. Sempre gostei do meu cabelo com cachos. Já pintei de vermelho, laranja e loiro. O tom natural é castanho claro. Agora tá rosa e estou amando ainda mais. Acho tudo bem quem resolve mudar, alisar, mas só não venham tirar os meus cachinhos rsrs 🙂 Beijo! milpetalas.com
Rayani Melo
1 de novembro de 2016 at 20:24Um cabelo lindo desses…
Mas te entendo.
Eu tenho o cabelo mais ou menos no estilo do seu, já alisei algumas vezes, mas tipo, foi só para ver o diferente mesmo. Nunca fui encanada com alisamento. Mas, ah como entendo olhar para as revistas e não ver nada parecido com a gente.
Que bom que agora você está plena com seus cachos, pois eles são super!
Beijo!
Clara Rocha
7 de novembro de 2016 at 15:28Seu cabelo é maravilhoso! E essa cor de cabelo é maravilhosa, e não sabia que você pintava com Henna, funciona ou tem que descolorir o cabelo ? Amei demais você compartilhar com a gente um pouco da sua história. Você é tão linda e seu cabelo é tão maravilhoso que eu n ão consigo nem por um segundo imaginar você com outro jeito de cabelo.
Fernanda Prestes
17 de novembro de 2016 at 22:18Menina, ainda bem que você se libertou né? Porque seu cabelo é lindo !! <3
Gisley Scott
19 de novembro de 2016 at 20:05O cabelo é lindo, natural, a cor muito bonita, porém o mais importante é o seu cabelo!!! Beijos!
http://www.vivendolaforanoseua.blogspot.com
Naka chan
3 de dezembro de 2016 at 20:50Sinceramente, amei seu cabelo, mais lindo que o meu, ainda mais depois que a "cabeleleira" estragou ele fazendo um corte ridículo (que eu, a cliente, não gostei nem um pouco O.O) e que agora só estou esperando crescer de volta :p
Manie
3 de janeiro de 2017 at 23:00que lindo ♥♥ em breve vou postar sobre minha transição capilar.
aceitar meu cabelo foi um processo demorado, mas ocorreu de dentro pra fora. e quando ele voltou a ser natural, foi uma sensação inexplicável de alívio e gratidão ♥