COISAS DE CASA

REFORMANDO ARMÁRIOS DE FÓRMICA

Sabemos muito bem quão complicado é montar uma casa do zero, principalmente em questão financeira, tudo é tão caro que você precisa ter calma e consciência das suas prioridades. As vezes nem pensamos em como podemos economizar reformando armários (ou algum outro móvel) de segunda mão, e como é interessante colocar a mão na massa e deixar a casa um pouco mais sua cara.

Dependendo do estado do móvel, pode ser um pouco mais difícil, mas nada que uma boa pesquisa e utilização dos materiais certos não ajude. Aqui em casa, por exemplo, os armários são todos de fórmica e bateu aquele medinho se daria certo ou não, pois a fórmica é uma espécie de madeira laminada que tem a superfície bem lisa e brilhosa que não absorve facilmente água, tinta, etc. Ela é bem comum em móveis mais antigos, hoje em dia quase não se utiliza mais.

Depois de pesquisar muito, vi que a tinta epóxi a base de água era a mais indicada para a fórmica já que geralmente é usada para pintar pisos e azulejos (que também são lisinhos e brilhantes).

Materiais

Como podem ver na foto, usamos lixas, pincel, rolo de tinta, suporte, luva e claro.. a tinta rs. A lixa usamos em uma gramatura fininha já que a intenção era somente para que a fórmica absorvesse mais fácil a tinta, e não tirar o revestimento da superfície. O pincel pequeno foi para melhorar o acabamento nos cantos.

O processo

Não registramos, mas basicamente foi: tirar todas as gavetas e portas, limpar (deu trabalho porque estava tão sujo), lixar e aplicar a tinta. Se não me engano foram ao todo três demãos, uma por semana já que não tínhamos mudado ainda e só conseguíamos vir em casa aos finais de semana, mas no site da Coral indica no mínimo 8 horas entre uma demão e outra. .. e o depois vocês já viram várias vezes. ♥

Também instalamos os pés (antes era fixo na parede) e pintamos os puxadores com tinta spray preta. Isso deu um charme bem legal.

Hoje em dia é tão bom olhar e ver que ficou tão simples e bonito, bem do jeito que imaginávamos.

Esperamos que ajude e inspire alguém de alguma forma.
Até o próximo post, ♥.

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Jess
    16 de Maio de 2018 at 23:13

    ficaram lindos! eu sou super adeptas dessas reformas e acho que elas contam a história das nossas vidas, pois apesar de não ser fácil, no fim dá um super orgulho ver algo que passou por algum processo criativo 🙂

    enfim, sempre inspirando.

  • Reply
    Claudia Hi
    17 de Maio de 2018 at 11:59

    Ficou perfeito Sté! Vocês são super caprichosos, parece comprado haha

    Mas realmente, deve ter dado um trabalhão tirar tudo, limpar, lixar e pintar 3x!

    Ah adorei a participação especial do Maionese e Frodo ♥

  • Reply
    Tety
    18 de Maio de 2018 at 04:33

    Ficou lindo Sté, antes de ver a cor, achava que era branca, mas reparando bem vi que é cinza clarinho, nossa super hiper mega meigo e liindo, amo fazer trabalhos manuais, e confesso que por mais cansativo que seja dá um orgulho no final de saber que foi a gente que fez né?
    Super beijo,
    tety
    simplesrotiina.blogspot.com

  • Reply
    BA MORETTI
    20 de Maio de 2018 at 01:48

    tem muita coisa que dá pra reaproveitar né? e mesmo com a trabalheira que as vezes dá, sai tão mais barato ♥ HAHAHA ficou lindo o teu armáriozinho 🙂

  • Leave a Reply